O vale alimentação é um suporte que as empresas oferecem aos seus funcionários, no qual eles podem utilizar para fazer compras em estabelecimentos de finalidade alimentícia. Ou seja, o vale alimentação serve para supermercados, padarias, açougues, entre outros.
É válido dizer que o vale alimentação veio para substituir as cestas básicas que as empresas costumavam empregar aos seus colaboradores antigamente.
Vantagens de oferecer o vale alimentação
O vale alimentação oferece uma vantagem a mais, que é o poder de escolha. Por exemplo, o funcionário pode entrar em um supermercado, escolher os alimentos de sua preferência e pagar com vale alimentação. Além disso, o trabalhador em questão ainda pode economizar, visto que o vale alimentação conta com o limite.
Se por um lado, o funcionário ganha essas vantagens, a empresa consegue se sobressair no mercado em nível de competitividade. Afinal, é o benefício que além de atrair mais colaboradores, ainda consegue reter talentos, o que reduz a rotatividade na empresa permitindo mais economia no que diz respeito ao processo seletivo.
Nesse sentido, o RH fica apto a manter seus funcionários com motivação sobre a política de benefícios da empresa, que pode ser vista como um diferencial.
Como Vale Alimentação é oferecido?
Atualmente, a forma mais comum de oferecer Vale Alimentação é através de cartões de débito, sendo que o valor é a empresa que precisa depositar todo mês. Eles funcionam como as os antigos tickets, contudo, os cartões trouxeram mais praticidade neste processo. Com o cartão é possível:
- Ver o saldo em tempo real através dos aplicativos;
- Utilizar o cartão em diversos estabelecimentos;
- Permitir um planejamento mais eficaz, visto que o funcionário terá acesso antecipadamente ao valor;
- Mais economia com despesas que envolvem a alimentação.
Todavia, ainda assim, existem empresas que optam oferecer esse benefício em dinheiro, implementando o valor no salário mensal. No entanto, não é uma prática que envolve muitas vantagens, uma vez que são cobrados encargos fiscais na folha de pagamento para a empresa, fator que não existe nos cartões.
Inclusive, no mercado já existem cartões de vale alimentação que oferecem uma vasta lista de vantagens para as empresas, como é o caso da VR Alimentação.
Com ele, você empreendedor, consegue economizar até 50% em despesas de armazenagem, transporte e logística de transporte. Além disso, você terá mais segurança ao oferecer o benefício, isso porque o cartão VR Alimentação está dentro das normas e acordos sindicais, se adequando ao PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador. Por fim, você terá mais agilidade com crédito rápido no cartão. Ofereça VR na sua empresa!